CAD-UPCC/Opticalia vence CPN e segue para as meias-finais da I Divisão

No segundo jogo dos quartos-de-final do playoff da I Divisão Feminina, a formação do CAD-UPCC/Opticalia não facilitou e venceu o CPN/SABSEG Seguros por 69-60, carimbando a passagem às meias-finais do campeonato.

Com um primeiro período muito equilibrado, entrou melhor a formação da casa, que com dois triplos consecutivos colocou o marcador em 8-4. Uma boa reação do CPN permitiu o empate e, posteriormente, a liderança do marcador à passagem do minuto sete, altura em que as Cadistas, fruto da sua forte presença e eficácia junto do cesto, reverteram o resultado a seu favor. Os primeiros dez minutos terminaram com o resultado em 21-15.

No segundo quarto, a equipa da casa não fez jus ao facto de ser a melhor defesa do campeonato e não conseguiu contrariar a melhor dinâmica ofensiva das adversárias que, lideradas por Francisca Meinêdo e Catarina Rolo, marcaram 19 pontos contra 17, colocando o marcador em 38-34 ao intervalo.

Após o descanso, assistiu-se a um vendaval ofensivo das anfitriãs. A constante procura das vantagens interiores, onde se destacou Djenifer Monteiro, com 10 pontos, 7 ressaltos e uma irrepreensível prestação defensiva, foi a chave para terminar o período com uma vantagem de 20 pontos.

No último quarto da partida, o CPN aumentou a pressão defensiva, alterou a defesa e conseguiu encurtar a diferença pontual para 15 pontos. Um desconto de tempo pedido pelo treinador da casa, devolveu a tranquilidade necessária às suas jogadoras que, a cinco minutos do final, venciam por 21 pontos de diferença. Inexplicavelmente, uma sucessão de oito perdas de bola que originaram eficazes contra-ataques das forasteiras, associadas a algumas faltas despropositadas, que levaram as jogadoras da equipa de Ermesinde para a linha de lance livre, fizeram com que a poucos segundos do final a diferença entre as duas equipas fosse de apenas 7 pontos.

Na equipa do CAD-UPCC/Opticalia, destaques individuais para a MVP da partida, Djenifer Monteiro (23 pontos; 11 ressaltos; 3 assistências), Oyanaisy Gelis (8 pontos; 6 ressaltos; 7 assistências; 7 roubos de bola; 1 desarme de lançamento) e Maria João Andrade (10 pontos; 10 ressaltos; 2 assistências). No CPN, Catarina Rolo (17 pontos; 3 ressaltos; 3 assistências; 1 roubo de bola; 1 desarme de lançamento) foi a mais inconformada.

Vitória justa da equipa com mais argumentos, que consegue assim o seu 13.º triunfo consecutivo, seguindo para as meias-finais do Campeonato Nacional da I Divisão Feminina.

Local: Pavilhão da UPC Chelo

Data: 12 de maio de 2018                            Hora: 15h00