Segunda parte de grande qualidade dá vitória ao CAD/UPCC-Opticalia

A contar para a segunda eliminatória da Taça de Portugal Feminina, a formação do CAD/UPCC - Opticalia, deslocou-se a Aveiro para defrontar a equipa do Galitos.

O início do primeiro período foi de ligeiro ascendente das jogadoras de Coimbra, no entanto as inúmeras perdas de bola sem lançamento, assim como algumas precipitações no ataque por parte das jogadoras interiores, permitiram às visitadas equilibrar o jogo e chegar ao fim dos primeiros dez minutos com o resultado em 12-12.

O segundo quarto foi de total ascendente das jogadoras de Aveiro, que aproveitaram as falhas e a pouca agressividade defensiva do adversário para concretizarem lançamentos de média distância, quase sempre sem oposição. No ataque, as Cadistas mostravam-se pouco ofensivas e as más decisões que tomavam permitiam fáceis contra-ataques à formação da casa. Não era de estranhar o resultado de 32-26, favorável ao Galitos, no final da 1.ª parte.

O início do terceiro período foi de grande equilíbrio, com a distância pontual a manter-se. Ao minuto 4, um desconto de tempo pedido pelo treinador do CAD/UPCC-Opticalia mudou completamente o rumo do jogo. A mudança para defesa zona anulou quase por completo a prestação ofensiva da formação da casa. Este desnorte permitiu uma inversão na liderança do jogo. A velocidade e eficácia das meninas de laranja no ataque, fruto de uma maior agressividade ofensiva, permitiu um parcial de 10-19. O 3.º período terminava com o resultado em 42-45.

O quarto e decisivo tempo foi de total domínio do CAD/UPCC-Opticalia. Cátia Soares e Bruna França mostravam-se imparáveis no um para um e quando obtinham algum espaço castigavam o adversário com lançamentos de 3 pontos. Nas tabelas, Djenifer Monteiro, com 19 ressaltos e 11 pontos, e Maria João Andrade, com 14 pontos, foram igualmente as protagonistas. Os 18 pontos marcados, face aos 7 sofridos, espelham bem a maior intensidade com que a formação do distrito de Coimbra acabou o jogo.

Vitória justa do CAD/UPCC-Opticalia por 49-63, face a um adversário que milita igualmente na primeira divisão.

Local: Pavilhão do Galitos, Aveiro

Data: 21 de outubro de 2017                      Hora: 21:30