CAD-UPCC/Opticalia segue em frente na Taça de Portugal Feminina

9 de outubro de 2017 - 20:50

No primeiro jogo oficial da época de 2017/18, a formação do CAD-UPC Chelo/Opticalia visitou e venceu por 55-74 a equipa do GICA, em jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal Feminina.

A equipa do distrito de Coimbra cedo mostrou outros argumentos técnicos e físicos, que ditaram vantagem no marcador desde o início da partida. Com um jogo interior muito forte, Maria João Andrade e Djenifer Monteiro eram as marcadoras de serviço e donas da tabela defensiva e ofensiva. O GICA apenas com faltas, muitas não assinaladas, conseguia anular o maior poder físico das adversárias. O marcador registava 13-23 no final do 1.º quarto.

No início dos segundos dez minutos, o GICA estendeu a pressão a todo o campo, com o intuito de reduzir a desvantagem, algo que se revelou infrutífero, já que a maior experiência e qualidade das visitantes fez com que o marcador disparasse para 17 pontos de vantagem, fruto de rápidas transições defesa/ataque, que quase sempre davam cestos fáceis. Os últimos 3 minutos de período foram de descontrolo por parte das jogadoras do CAD-UPCC/Opticalia, que com más decisões no ataque e alguma passividade na defesa permitiram à equipa da casa encurtar a diferença para 10 pontos. Ao intervalo, o marcador registava 30-40.

No início da segunda parte, as jogadoras do GICA mantiveram a intensidade defensiva e aproveitaram alguma apatia e cansaço do adversário, encurtando a diferença para apenas 5 pontos a meio do 3.º período.

Um oportuno desconto de tempo solicitado pelo treinador do CAD-UPCC/Opticalia foi o suficiente para as jogadoras voltarem ao jogo com outra intensidade e qualidade ofensiva, conseguindo um parcial de 6-16. Com uma diferença 15 pontos no final do 3.º quarto, ficava cada vez mais difícil a recuperação da formação da casa.

Os últimos dez minutos foram de total domínio e controlo do jogo por parte das jogadoras de laranja, limitando-se a gerir o resultado.

A vitória por 55-74 espelha a diferença de qualidade e argumentos entre as duas equipas, sendo que a jovem formação do GICA irá, com toda a certeza, entrar na luta pelos momentos altos da II Divisão.

Na equipa do CAD-UPCC/Opticalia, destaques individuais para Djenifer Monteiro (26 pontos) e Maria João Andrade (19 pontos). Na equipa casa, Ana Martins (11 pontos) e Ana Marques foram as mais esclarecidas ofensivamente.

Local: Pavilhão do GICA, Águeda

Data: 7 de outubro de 2017                        Hora: 21:00