CAD/UPCC-Opticalia sem argumentos frente a um experiente ESA

17 de outubro de 2017 - 13:19

A equipa do Distrito de Coimbra deslocou-se, no domingo, à Amadora para defrontar o ESA, semifinalista da I Divisão Feminina na temporada passada.

A equipa da casa, aproveitando algum nervosismo inicial do adversário, destacou-se no marcador com um parcial de 6-0. Com uma reação imediata, as visitantes equilibraram o jogo, destacando-se Djenifer Monteiro e Maria João Andrade nas posições perto de cesto. O primeiro período terminou com o marcador em 16-13.

Com o decorrer do segundo quarto, a equipa do CAD/UPCC-Opticalia ia encontrando argumentos para contrariar o maior poder físico e intensidade impostas pelas jogadoras da casa, chegando mesmo a liderar o marcador por 2 pontos a meio do segundo período. Algumas falhas defensivas e um desacerto total da linha de 3 pontos, ditatam a reviravolta no marcador. A formação do ESA, com as jogadoras experientes que tem, penalizava com eficazes contra-ataques a equipa de laranja, sempre que esta cometia qualquer erro ofensivo. Ao intervalo, o resultado situava-se em 32-25.

O terceiro período foi o início do fim do jogo. A mudança para defesa zona da equipa de laranja não surtiu efeito. As falhas defensivas e a terceira falta da jogadora mais preponderante das visitantes permitiram ao ESA passar para 11 pontos de diferença, que foi aumentando com o decorrer do tempo. O fim do terceiro chegou com o marcador em 51-35.

O quarto e último período foi mais do mesmo. O CAD/UPCC-Opticalia perdeu intensidade e a total ineficácia do tiro exterior ditaram o avolumar do marcador para números demasiado penalizadores para a formação Cadista.

O resultado final de 70-43 espelha a diferença entre uma equipa experiente, intensa e madura, face a outra que acabou de chegar à I Divisão Nacional e que tem de se adaptar ao um ritmo e intensidade de jogo completamente diferentes daqueles a que vinha habituada.

Destaques individuais para Bárbara Pedro (15 pontos, 9 ressaltos) e Carla Aires (14 pontos, 9 ressaltos), na equipa do ESA. Na formação do CAD-UPCC/Opticalia, Djenifer Monteiro (10 pontos, 10 ressaltos) e Maria João Andrade (11 pontos, 11 ressaltos) foram as mais efetivas.

Local: Pavilhão Cardoso Lopes, Amadora

Data: 15 de outubro de 2017                      Hora: 17:00