CAD - Associação Coimbra Basquete : site oficial do clube de basquete de Coimbra - clubeo

18 de dezembro de 2017 à 22:56

CAD-UPCC/Opticalia vence Juvemaia com primeira parte de grande qualidade

A contar para a 7.ª Jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, a equipa feminina do CAD-UPCC/Opticalia recebeu e venceu a formação do Juvemaia, conseguindo o quarto triunfo consecutivo em cinco jogos disputados.

A formação da casa surpreendeu ao apresentar, desde o inicio do jogo, uma defesa zona 2/3, com grande pressão sobre a portadora da bola, anulando por completo as penetrações e o 1x1 do adversário, o seu principal ponto forte. Esta estratégia defensiva originou muitos ataques precipitados, fruto de más decisões no passe ou lançamento, aproveitadas pelas jogadoras do CAD-UPCC /Opticalia para saírem em contra-ataque. Neste período, Oyanaisy Gelis era a “dona” do jogo, marcando o ritmo da partida a seu gosto e, com assistências de grande classe, fazia brilhar junto ao cesto Maria João Andrade e Djenifer Monteiro. Não era de admirar que, face a este caudal ofensivo, a equipa da casa liderasse o marcador com uns confortáveis 34-12 no final do primeiro período.

No segundo período, apesar das várias substituições feitas, a formação laranja continuou a pressionar o Juvemaia, anulando quase por completo a sua eficácia ofensiva. No ataque, em resposta a uma melhor defesa do adversário sobre as jogadoras interiores, apareceu a eficácia das jogadoras exteriores. Marta Azevedo e Bruna França convertem dois lançamentos de três pontos consecutivos, colocando o marcador, ao intervalo, com 36 pontos de diferença (54-18).

No terceiro período, e com o jogo praticamente ganho, o treinador Nuno Rebelo deixa Oyanaisy Gelis no banco, permitindo às restantes jogadoras assumirem a responsabilidade da partida. Se defensivamente cumpriram, já ofensivamente se verificou uma quebra na organização de jogo, assim como na eficácia de lançamento, marcando apenas 9 pontos contra 4 sofridos.

O quarto e último período foi uma cópia do anterior. Assistiu-se a momentos de desacerto ofensivo e de pouca objetividade. Valeu a entrada em cena da base cubana, para dar alguma emoção aos últimos 6 minutos do jogo. Curiosidade para o facto de a formação da casa ter marcado mais pontos no primeiro período do que em toda a segunda parte. O resultado final cifrou-se em 72-33.

Destaques individuais para Djenifer Monteiro (22 pontos e 14 ressaltos) e Maria João Andrade (21 pontos e 14 ressaltos) no CAD-UPCC/Opticalia. Amber Kulkens (7 pontos e 2 assistências) e Maria Ferreira (8 pontos e 4 ressaltos) foram os destaques na equipa forasteira.

 

Ficha do jogo

 

Local: Pavilhão da UPC Chelo

Data: 16 de dezembro de 2017                 Hora: 16h00

Árbitros: Nuno Albuquerque e Joana Santos


CAD-UPCC/Opticalia

Jogador

Pontos

Cinco inicial

 

Maria João Andrade

21

Oyanaisy Gelis

4

Bruna França

6

Cátia Soares

4

Djenifer Monteiro

22

Suplentes

 

Andreia Rebelo (cap.)

 

Núria Djaló

2

Catarina Gil

 

Filipa Pinto

5

Rafaela Carrito

3

Marta Azevedo

5

Francisca Lima

 

Treinador: Nuno Rebelo

Treinador adjunto: Pedro Santos

 

Juvemaia

Jogador

Pontos

Cinco inicial

 

Catarina Ribeiro (cap.)

5

Amber Kulkens

7

Maria Ferreira

8

Ana Sá

2

Mariana Pereira

6

Suplentes

 

Inês Monteiro

 

Ana Monteiro

 

Inês Neves

5

Maria Alves

 

Treinador: Manuel Monteiro

Treinador adjunto: José Gomes

 

Marcha do resultado

 

CAD-UPCC/Opticalia

Juvemaia

1.º período

34

12

2.º período

20

6

3.º período

9

4

4.º período

9

11

Resultado final

72

33

 

Comentários

DADOS IMPORTANTES

CAD - Associação Coimbra Basquete

NIF: 509511937

Telemóvel: 919389016

E-mail: coimbrabasquete@gmail.com

Coordenador da Formação:  cad.coordenador@gmail.com   

Diretor Desportivo:  cad.diretordesportivo@gmail.com

Tesouraria :  cad.tesouraria@gmail.com

ESCOLA PORTUGUESA DE MINIBASQUETE