Basquetebol para crianças: benefícios físicos, cognitivos e sociais

20 de março de 2018 - 11:32

Basquetebol  para crianças: benefícios físicos, cognitivos e sociais

Um desporto muito completo que fortalece os músculos, incentiva o trabalho em equipe e o desenvolvimento da autoestima. Descubra as razões pelas quais o basquete pode ser algo muito positivo para as crianças.

A prática de exercício físico, seja lá qual for, é muito benéfica. Além de ser um hábito saudável, estimula o desenvolvimento das crianças. Por isso, muitos pais decidem inscrever os seus filhos em algum desporto. O problema em muitas ocasiões chega na hora de escolher um desporto em específico. Qual será o melhor para a criança? Será que ela vai gostar? Será que se vai dar bem? Essas são algumas das dúvidas que podem aparecer.

Diante disso, a primeira coisa a fazer é consultar quem irá praticá-lo: o seu filho. Muitas vezes será ele ou ela quem vai pedir diretamente para se inscrever em algum desporto que tenha interesse. Uma escolha muito popular entre as crianças costuma ser o basquetebol, que junto com o futebol se destaca como desporto de equipe. Além de ser um desporto dinâmico e divertido, traz grandes benefícios em nível físico, cognitivo e social.

Melhorias físicas ligadas à prática do basquete

As crianças são pura energia: necessitam correr, pular e movimentar-se constantemente. O basquetebol permitirá canalizar e controlar toda essa vitalidade de um modo positivo. Trata-se de um desporto muito completo que, além de fortalecer os músculos de todo o corpo, estimula várias habilidades e sistemas:

• Desenvolve o equilíbrio e a coordenação. O basquetebol requer estar atento a muitos fatores. Além das circunstâncias pessoais, deve-se vigiar constantemente a bola e o resto dos jogadores. Estimula-se especialmente a coordenação olho-mão e a coordenação da parte superior do tronco.
  • Exercita a agilidade e os reflexos. Por se tratar de um desporto muito rápido e dinâmico, necessitará destas habilidades para poder acompanhar o jogo e o contínuo movimento da bola.
  • Melhora a resistência física. No basquete não se pode parar. A bola move-se de um lado para o outro do campo rapidamente e as crianças seguem-na ao mesmo ritmo. Com isso melhorará sua resistência e também velocidade. Além de estimular o sistema cardiovascular e o desenvolvimento ósseo e muscular.

Com o basquetebol  libertam  endorfinas, os chamados “hormônios da felicidade”. Por isso, após praticar esse desporto as crianças e os adultos se sentem melhor e mais animados.

Qual a idade indicada para começar?

As capacidades físicas das crianças são importantes na hora de decidir qual desporto irão praticar, ainda que não decisivas. Lembremos que com o exercício as suas habilidades irão melhorando, pelo que poderão realizar atividades cada vez mais difíceis e exigentes.

No caso do basquete, está indicado a partir dos 5 anos. Essa idade é recomendada considerando que é um desporto completo, mas qualquer idade é boa para começar a praticar lançamentos ao cesto. A única coisa que vai variar em função da idade será a altura do cesto.

Os benefícios cognitivos

As crianças que praticam basquetebol desenvolvem destreza que lhes permitem esquivar-se dos jogadores adversários, planear jogadas e movimentarem-se  pelo campo. Este desporto consegue aumentar a capacidade de concentração e atenção.

O dinâmico ritmo do jogo também incentiva a rapidez na tomada de decisões e sua execução. As crianças aprenderão a avaliar as situações e os problemas que podem surgir, além de procurar a solução mais conveniente em um breve lapso de tempo. Quer dizer, o basquete estimula a criatividade e o pensamento tanto abstrato quanto concreto.

As vantagens no âmbito emocional e social

Como é um desporto de equipe, o basquetebol incentiva a sociabilidade, a convivência e o respeito entre os colegas.  É ideal para crianças tímidas, já que terão que aprender a relacionar-se com o resto dos jogadores para poderem desfrutar desse desporto.

Isso melhorará a autonomia das crianças. Elas se sentirão parte de um grupo, o que as preparará para a integração nas complexidades da nossa sociedade. Também aprenderão importantes valores como a cooperação, o trabalho em equipe, o companheirismo ou a dar importância à competitividade.

“O talento ganha partidas, porém o trabalho em equipe e a inteligência ganham campeonatos”

–Michael Jordan–

E estas não são todas as vantagens do basquetebol. O mais importante é que é um desporto muito dinâmico e divertido, que a grande maioria das crianças costuma gostar. Quase sem se dar conta,  afastará os seus filhos do sedentarismo e ensinará hábitos saudáveis. Além disso, irá proporcionar que eles sintam segurança em si mesmos e uma melhor autoestima. Com tantos benefícios, não é de se estranhar que esse desporto esteja entre os favoritos de pais e filhos.

retirado de : https://soumamae.com.br/basquete-para-criancas-beneficios-fisicos-cognitivos-e-sociais/