CAD - Associação Coimbra Basquete : site oficial do clube de basquete de Coimbra - clubeo

2 de abril de 2018 à 12:01

CAD-UPCC/Opticalia mantém senda vitoriosa na Maia

A contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Feminina, a formação do CAD-UPCC/Opticalia venceu o Juvemaia por 46-63, mantendo-se isolada na segunda posição da tabela classificativa.

A formação da casa demonstrou, desde o início da partida, muita dificuldade em ultrapassar uma defesa “press”, que se transformava numa zona 1x2x2 assim que o adversário transponha o meio campo. Um par de roubos de bola e uma enorme eficácia ofensiva permitiram às Cadistas um parcial de 0-13. Um oportuno desconto de tempo pedido pelo treinador António Monteiro trouxe alguma tranquilidade às suas jogadoras, sem, contudo, conseguirem uma aproximação no marcador. No final do primeiro período, o resultado fixava-se em 7-21.

No segundo quarto, as jogadoras forasteiras mantiveram a pressão defensiva sobre a portadora da bola, ao passo que no ataque contavam com Maria João Andrade em tarde de grande inspiração e eficácia, sendo autora de 18 pontos até ao intervalo. Não era de admirar que o marcador disparasse para 20 pontos de diferença a meio do período. Com o rodar da equipa e o descansar das jogadoras mais influentes, o CAD-UPCC/Opticalia perdeu agressividade defensiva e, no ataque, algumas más decisões permitiram à Juvemaia uma recuperação no marcador, registando-se uma diferença de 15 pontos ao intervalo (19-34).

No reatar da partida e novamente com o cinco inicial mais forte, as visitantes voltam a “disparar” no marcador, passando a diferença pontual para 28 pontos a meio do quarto, altura em que o treinador Nuno Rebelo faz descansar o “motor” da equipa, Oyanaisy Gelis. O final do quarto chegava com o resultado em 31-54.

No derradeiro período, a Juvemaia aumentou a pressão defensiva, causando muitas dificuldades de organização ofensiva ao adversário. A maior agressividade das da casa contrastava com a apatia de algumas jogadoras adversárias, encurtando-se a diferença para 16 pontos a 4 minutos do final. Duas substituições na equipa laranja foram suficientes para devolver o controlo do jogo, que se manteve até ao fim da partida.

Na equipa do CAD-UPCC/Opticalia, destaques individuais, para a MVP da partida, Maria João Andrade (35 pontos; 17 ressaltos; 2 assistências; 5 roubos de bola) e Djenifer Monteiro (13 pontos; 11 ressaltos; 3 assistências; 3 desarmes de lançamento). Na Juvemaia, Maria Ferreira (17 pontos; 5 ressaltos; 2 assistências; 3 roubos de bola) foi a mais inconformada.

Vitória sem contestação do CAD-UPCC/Opticalia, que se mantém na luta pelo primeiro lugar, a apenas uma vitória do líder Guifões, que perdeu em casa do Carnide.

 

Ficha do jogo

 

Local: Pavilhão Municipal Nogueira da Maia

Data: 30 de março de 2018                         Hora: 18h30

Árbitros: Bruno Correia e João Carvalho


Juvemaia-ACDC

Jogador

Pontos

Cinco inicial

 

Catarina Ribeiro (cap.)

2

Maria Ferreira

17

Ana Sá

9

Joana Gonçalves

 

Mariana Pereira

2

Suplentes

 

Marta Amaral

 

Inês Sousa

 

Inês Monteiro

 

Ana Monteiro

4

Inês Neves

2

Maria Alves

10

Treinador: Manuel Monteiro

Treinador Adjunto: José Gomes

 

CAD-UPCC/Opticalia

Jogador

Pontos

Cinco inicial

 

Maria João Andrade

35

Oyanaisy Gelis

 

Marta Azevedo

4

Cátia Soares

5

Djenifer Monteiro

13

Suplentes

 

Andreia Rebelo (cap.)

 

Catarina Borges

2

Sara Martins

 

Bruna França

4

Filipa Pinto

 

Treinador: Nuno Rebelo

Treinador Adjunto: Pedro Santos

 

Marcha do resultado

 

Juvemaia-ACDC

CAD-UPCC/Opticalia

1.º período

7

21

2.º período

12

13

3.º período

12

20

4.º período

15

9

Resultado final

46

63

 

Comentários

DADOS IMPORTANTES

CAD - Associação Coimbra Basquete

NIF: 509511937

Telemóvel: 919389016

E-mail: coimbrabasquete@gmail.com

Coordenador da Formação:  cad.coordenador@gmail.com   

Diretor Desportivo:  cad.diretordesportivo@gmail.com

Tesouraria :  cad.tesouraria@gmail.com

ESCOLA PORTUGUESA DE MINIBASQUETE