2 de abril de 2018 à 12:01

CAD-UPCC/Opticalia mantém senda vitoriosa na Maia

A contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Feminina, a formação do CAD-UPCC/Opticalia venceu o Juvemaia por 46-63, mantendo-se isolada na segunda posição da tabela classificativa.

A formação da casa demonstrou, desde o início da partida, muita dificuldade em ultrapassar uma defesa “press”, que se transformava numa zona 1x2x2 assim que o adversário transponha o meio campo. Um par de roubos de bola e uma enorme eficácia ofensiva permitiram às Cadistas um parcial de 0-13. Um oportuno desconto de tempo pedido pelo treinador António Monteiro trouxe alguma tranquilidade às suas jogadoras, sem, contudo, conseguirem uma aproximação no marcador. No final do primeiro período, o resultado fixava-se em 7-21.

No segundo quarto, as jogadoras forasteiras mantiveram a pressão defensiva sobre a portadora da bola, ao passo que no ataque contavam com Maria João Andrade em tarde de grande inspiração e eficácia, sendo autora de 18 pontos até ao intervalo. Não era de admirar que o marcador disparasse para 20 pontos de diferença a meio do período. Com o rodar da equipa e o descansar das jogadoras mais influentes, o CAD-UPCC/Opticalia perdeu agressividade defensiva e, no ataque, algumas más decisões permitiram à Juvemaia uma recuperação no marcador, registando-se uma diferença de 15 pontos ao intervalo (19-34).

No reatar da partida e novamente com o cinco inicial mais forte, as visitantes voltam a “disparar” no marcador, passando a diferença pontual para 28 pontos a meio do quarto, altura em que o treinador Nuno Rebelo faz descansar o “motor” da equipa, Oyanaisy Gelis. O final do quarto chegava com o resultado em 31-54.

No derradeiro período, a Juvemaia aumentou a pressão defensiva, causando muitas dificuldades de organização ofensiva ao adversário. A maior agressividade das da casa contrastava com a apatia de algumas jogadoras adversárias, encurtando-se a diferença para 16 pontos a 4 minutos do final. Duas substituições na equipa laranja foram suficientes para devolver o controlo do jogo, que se manteve até ao fim da partida.

Na equipa do CAD-UPCC/Opticalia, destaques individuais, para a MVP da partida, Maria João Andrade (35 pontos; 17 ressaltos; 2 assistências; 5 roubos de bola) e Djenifer Monteiro (13 pontos; 11 ressaltos; 3 assistências; 3 desarmes de lançamento). Na Juvemaia, Maria Ferreira (17 pontos; 5 ressaltos; 2 assistências; 3 roubos de bola) foi a mais inconformada.

Vitória sem contestação do CAD-UPCC/Opticalia, que se mantém na luta pelo primeiro lugar, a apenas uma vitória do líder Guifões, que perdeu em casa do Carnide.

Local: Pavilhão Municipal Nogueira da Maia

Data: 30 de março de 2018                         Hora: 18h30