CAD-UPCC/Opticalia assusta líder do Campeonato

A contar para a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Feminina, a formação do CAD-UPCC/Opticalia deslocou-se a casa do Coimbrões, 1.º classificado da prova.

Num jogo que se previa muito disputado, começou melhor a equipa da casa, com cinco pontos consecutivos. O CAD-UPCC/Opticalia, apesar de conseguir boas situações de finalização, não concretizava os lançamentos, denotando uma ansiedade anormal face à qualidade das suas jogadoras. O Coimbrões, aproveitando bem a passividade defensiva das adversárias e demonstrando uma eficácia tremenda da linha de três pontos, converteu quatro lançamentos em outros tantos tentados e colocou o marcador a 10 pontos de diferença no final do período (20-10).

No segundo quarto, as visitantes melhoraram na defesa da jogadora da bola e foram menos perdulárias no ataque, reduzindo a diferença para 7 pontos ao intervalo (30-23).

No reatar da partida, as jogadoras de laranja foram totalmente dominadas pelo adversário. Com um parcial de 13-4 nos primeiros cinco minutos, o marcador situava-se em 19 pontos de diferença a favor das nortenhas. Um desconto de tempo e uma alteração para defesa zona com pressão todo o campo, permitiu um ressuscitar das jogadoras Cadistas, que com rápidos contra-ataques e uma maior eficácia ofensiva, chegavam ao final do período a perder por 11 pontos (49-38). Destaque, nesta fase do jogo, para a jovem Rafaela Carrito e Djenifer Monteiro, autoras de 11 dos 15 pontas da equipa.

O quarto período, foi impróprio para cardíacos. O CAD-UPCC/Opticalia continuou em busca da vitória, com pressão todo o campo e uma agressiva defesa zona 2/3, reduzindo a desvantagem para 1 ponto, quando faltavam apenas 40 segundos para acabar a partida. Um ataque precipitado do Coimbrões, permitiu às Cadistas recuperar a bola e sair para o ataque, dispondo de 23 segundos para ganhar o jogo. Contudo, uma má decisão perto do cesto resultou em perda de bola e novo ataque para a formação da casa. A 9 segundos do final, ainda houve tempo para dois lances livres convertidos por uma jogadora da casa e mais um ataque da formação visitante. Em cima do apito final, uma jogadora do CAD-UPCC/Opticalia fez um lançamento de três pontos bem enquadrado, mas a bola rodou no aro e acabou por não entrar.

Vitória justa da equipa que dominou a partida desde o primeiro minuto e fez jus à condição de líder do campeonato. O CAD-UPCC/Opticalia só se pode queixar de si mesmo, principalmente devido ao fraco rendimento de algumas das suas principais jogadoras.

Destaques individuais para Tâmara Milovac (18 pontos; 15 ressaltos) e Joana Pereira (12 pontos; 5 ressaltos; 4 assistências) no Coimbrões. No CAD-UPCC/Opticalia, Djenifer Monteiro (17 pontos; 7 ressaltos; 3 assistências) e Oyanaisy Gelis (13 pontos; 10 ressaltos; 5 assistências) foram as jogadoras que mais se destacaram.

Local: Pavilhão Municipal de Coimbrões

Data: 13 de janeiro de 2017                        Hora: 16h30