CAD-UPCC/Opticalia conquista vitória clara sobre a Oliveirense

Em jogo atrasado, referente à 5.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Feminina, a formação do CAD-UPCC/Opticalia recebeu e venceu, de forma clara, a Oliveirense por 16 pontos de diferença (59-43).

Com um parcial de 9-0 a abrir o marcador, rapidamente se percebeu que as Cadistas não estavam para facilitar. A qualidade ofensiva evidenciada por Rafaela Carrito e Oyanaisy Gelis, com 6 pontos cada, associada a uma defesa hxh com muitas ajudas sobre as atletas mais influentes do adversário, permitiram à equipa da casa liderar o marcador no final dos primeiros dez minutos por 20-9.

No segundo quarto, a eficácia ofensiva das anfitriãs diminuiu, muito por culpa dos inúmeros lançamentos falhados perto do cesto e das más decisões no capítulo do passe. Valeu, sem dúvida, o compromisso defensivo, que anulou por completo a norte americana Laura Hughes, sobrando apenas Carolina Anacleto para as despesas do jogo. O intervalo chegava com uns confortáveis 33-19.

No reatar da partida, a Oliveirense altera a sua defesa de hxh para uma zona 2x3, fechando o jogo interior da formação de laranja. Com esta dificuldade e sem acerto no “tiro” exterior (3 em 18 de lançamentos de 3 pontos), as nortenhas encurtam a diferença para 9 pontos a meio do período. Um desconto de tempo bastou para que a formação orientada por Nuno Rebelo reentrasse com outro discernimento e dilatasse o resultado para 12 pontos de vantagem (45-33).

No derradeiro quarto e em apenas 5 minutos, as jogadoras do CAD-UPCC/Opticalia aplicam um parcial de 11-0, aumentando a vantagem para 21 pontos de diferença. O treinador da casa, com o resultado em 56-35, fez descansar a sua jogadora mais influente, a base internacional cubana Oyanaisy Gelis, e as suas pupilas limitaram-se a gerir o resultado nos últimos quatro minutos.

Destaques individuais para a MVP da partida, Oyanaisy Gelis (20 pontos; 6 ressaltos; 4 assistências; 2 roubos de bola), Maria João Andrade (9 pontos; 7 ressaltos; 3 roubos de bola) e Rafaela Carrito (8 pontos; 9 ressaltos) na equipa da casa. Nas forasteiras, Carolina Anacleto (15 pontos; 10 ressaltos; 2 assistências; 1 roubo de bola) e Laura Hughes (13 pontos; 2 ressaltos; 2 roubos de bola) foram as mais inconformadas.

Com este resultado, a equipa do CAD-UPCC/Opticalia consegue o seu quinto triunfo consecutivo, totalizando dez vitórias em treze jogos.

Local: Pavilhão da UPC Chelo

Data: 11 de março de 2018                         Hora: 16h00