4 de maio de 2018 à 15:17

Campeonato Nacional da I Divisão Feminina: reposta a normalidade da competição

O CAD – Associação Coimbra Basquete congratula-se pela decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol na sequência do pedido por aquele deduzido, no sentido de, revogando sua anterior deliberação, indeferir o protesto ao jogo n.º 750 apresentado pelo Guifões S. C..

A Federação Portuguesa de Basquetebol confirmou, assim, a classificação da fase regular do Campeonato Nacional da I Divisão Feminina em que o CAD-UPCC/Opticalia, seriado em 1.º lugar, adquiriu o direito desportivo de subida à Liga Feminina na próxima época.

O CAD – Associação Coimbra Basquete não pode deixar de agradecer todo o apoio e todas as manifestações de solidariedade recebidas dos mais variados quadrantes, desde agentes desportivos a seus adeptos e simpatizantes. Em especial, vem o CAD – Associação Coimbra Basquete agradecer à Associação de Basquetebol de Coimbra, na pessoa de Luís Santarino, seu Presidente, o apoio que, desde a primeira hora, manifestou.

Não pode também o CAD – Associação Coimbra Basquete deixar de reconhecer a humildade e a honestidade intelectual do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol corporizadas na assunção do erro de julgamento que viciou a primeira decisão de deferimento do protesto apresentado. Não pode, porém, deixar de notar que, ainda que retificado, o assumido erro causou relevantes prejuízos a todos os clubes qualificados para o playoff quer ao nível logístico quer ao nível da própria gestão de pessoas (treinadores, jogadoras, em especial as estrangeiras), atento o prolongar da época desportiva que aquela primeira decisão ilegal e, por tal motivo, agora revogada causou. A verdade desportiva foi reposta, é certo, mas exige-se aos órgãos competentes da Federação Portuguesa de Basquetebol maior cuidado na tomada de deliberações com potenciais efeitos lesivos como os da presente situação.

Encontrará a Federação Portuguesa de Basquetebol no CAD – Associação Coimbra Basquete um parceiro construtivo, leal e diligente para a promoção do prestígio da modalidade, sendo agora desejável criar condições de estabilidade e de pacificação relacional que permitam, entre outras matérias, o regular andamento da prova em disputa.

O CAD – Associação Coimbra Basquete orgulha-se de, no presente processo ter defendido a verdade desportiva e o respeito pelas normas regulamentares aplicáveis com a veemência e a assertividade que se lhe impunham, tecendo somente críticas objetivas e nunca colocando em causa o caráter dos agentes envolvidos.

Reposta a normalidade da competição, o CAD - Associação Coimbra Basquete faz votos de que todos os agentes desportivos se concentrem no essencial: a disputa leal do playoff e a luta pelo título de Campeão Nacional da I Divisão Feminina.

A Direção do

CAD – Associação Coimbra Basquete