CAD Coimbra/Chelo estreia-se na Liga Feminina com duas derrotas

8 de outubro de 2018 - 12:11

A formação do CAD Coimbra/Chelo recebeu o Vitória SC no seu jogo de estreia na Liga Feminina de Basquetebol (LFB), que não correu de feição à equipa da casa.

As visitantes, com “andamento” de Liga, cedo impuseram a sua maior capacidade física e técnica, o que causou muitas dificuldades às anfitriãs desde o início da partida.

Apesar de, no primeiro quarto, a diferença ser de apenas 8 pontos favoráveis à equipa do Vitória, a grande eficácia da linha de três pontos das nortenhas, associada a uma grande permeabilidade defensiva do CAD, fizeram com que se registasse uma diferença de 22 pontos ao intervalo.

No terceiro período, o CAD melhorou a sua prestação defensiva, anulando o “tiro” exterior das vimaranenses, ao mesmo tempo que mostrava argumentos ofensivos para discutir o resultado, o que lhe permitiu aproximar-se a 12 pontos no marcador.

Nos derradeiros dez minutos, a fadiga apoderou-se das cadistas, que falharam inúmeros lançamentos fáceis e permitiram novamente às minhotas o acerto no lançamento exterior. A diferença final de 32 pontos entre as duas equipas não espelha a realidade das formações, uma vez que o Vitória se encontra numa fase avançada da sua preparação, com todas as suas jogadoras já em muito boa forma, enquanto o CAD Coimbra/Chelo continua sem ter o seu plantel completo e com algumas das suas principais referências em sub-rendimento.

Na equipa do Vitória SC, destaques individuais para Leah Somerfield (22 pontos; 10 ressaltos; 2 assistências; 2 roubos de bola), MVP da partida, e Sara Ressurreição (9 pontos; 3 ressaltos; 9 assistências; 1 roubo de bola). Na formação do CAD Coimbra/Chelo, destacam-se as prestações positivas de Leidy Ferreira (21 pontos; 8 ressaltos; 1 assistência; 1 desarme de lançamento) e Oyanaisy Gelis (10 pontos; 3 ressaltos; 4 assistências; 3 roubos de bola), que foram, sem dúvida, as que mais fizeram para que a estreia não fosse tão amarga.

Na 2.ª jornada da LFB, o CAD Coimbra/Chelo recebeu o CAB Madeira e voltou a perder.

Um grande início de partida da formação laranja, com Leidy Ferreira em destaque, mostrava que a pesada derrota da véspera não pesou nas da casa. Com grande acerto ofensivo e anulando as duas “torres” do CAB, chegaram as anfitriãs na liderança do marcador, por 19-14, no final do primeiro período.

No segundo quarto, os lançamentos fáceis falhados perto do cesto e o privilegiar ações individuais em detrimento das coletivas, fizeram com que o volte-face no marcador se concretizasse, chegando o intervalo com as madeirenses a vencer por três pontos.

No início do terceiro quarto, o CAD manteve a eficácia ofensiva, mostrando boas movimentações no ataque, no entanto, a grande prestação da atleta norte-americana do CAB, Lamandolin Coleman, garantia que a sua equipa se mantivesse à frente do marcador.

No início dos últimos dez minutos, a quinta falta de Leidy Ferreira, que a par de Maria João Andrade e Oyanaisy Gelis eram o motor da equipa, foi demasiado penalizadora para as aspirações da equipa da casa. As insulares, com as suas “torres gémeas”, dominavam por completo o jogo interior, onde apenas Maria João Andrade tinha físico para as contrariar.

O resultado final de 63-75, favorável ao CAB Madeira, resulta da falta de soluções interiores da equipa anfitriã e de alguma precipitação no momento de lançar ao cesto. Ficou a sensação que o CAD Coimbra/Chelo poderia ter vencido o seu primeiro jogo na LFB, não fosse, uma vez mais, as falhas inacreditáveis perto de cesto e a desqualificação de Leidy Ferreira.

Lamandolin Coleman (32 pontos; 11 ressaltos; 2 assistências; 1 roubo de bola), MVP da partida, e Marta Bravo (9 pontos; 7 ressaltos; 2 assistências; 4 roubos de bola) foram as jogadoras em maior evidência na equipa do CAB Madeira. Na formação da casa, Oyanaisy Gelis (17 pontos; 7 ressaltos; 4 assistências; 1 roubo de bola) e Leidy Ferreira (17 pontos; 3 ressaltos; 1 assistência; 1 roubo de bola; 1 desarme de lançamento) foram as mais inconformadas.

Ficha do jogo CAD Coimbra/Chelo x Vitória SC

Local: Pavilhão Multidesportos Mário Mexia