15 de outubro de 2018 à 16:34

CAD Coimbra/Chelo perde no Barreiro por um ponto ao cair do pano

Um primeiro quarto, onde as defesas foram mais eficazes que os ataques, permitiu ao CAD Coimbra/Chelo chegar ao final dos primeiros dez minutos a liderar por um ponto (11-12).

No segundo período, as bases Oyanaisy Gelis e Reem Moussa pegaram no jogou e lideraram superiormente a equipa a uma vantagem de 4 pontos ao intervalo (27-31). Não fosse o desempenho discreto de algumas jogadoras influentes e a equipa visitante teria conseguido uma vantagem bem mais dilatada.

No terceiro quarto, o CAD disparou no marcador. Dois triplos consecutivos da jovem sub-19 Mafalda Pompeu colocaram o marcador em onze pontos de diferença. Quando tudo parecia encaminhado para um maior diferencial, assistiu-se a algumas más decisões no ataque, com maus passes e lançamentos fáceis falhados, que permitiram ao GDESSA encostar a dois pontos. Um desconto de tempo devolveu a serenidade necessária para as jogadoras visitantes terminarem com 7 pontos de vantagem (40-47).

No último quarto, Leidy Ferreira averba a quarta falta (falta dupla a meio campo) e obriga à sua substituição, ficando a equipa sem a maior referência no jogo interior. No momento em que lideravam a partida por quatro pontos, duas perdas de bola no ataque permitiram ao GDESSA encetar dois contra-ataques, que valeram cinco pontos e a consequente liderança no marcador. A três minutos do final, já depois de ter reentrado na partida, Leidy Ferreira faz a sua quinta falta e deixa a equipa em grande desvantagem física. Com trinta e dois segundos para jogar e a partida empatada a 60, o CAD não aproveita a posse de bola, falhando um lançamento debaixo do cesto. No ataque seguinte e ao tocar da buzina para o fim do jogo, Maianca Umabano sofre uma falta que a leva para a linha de lance livre e, apesar de falhar o primeiro lançamento, converte o segundo, dando a vitória à sua equipa por 61-60.

Na equipa do GDESSA-Barreiro SC, destaques individuais para Ashunae Durant (16 pontos; 13 ressaltos; 2 assistências; 1 roubo de bola), MVP da partida, e Maianca Umabano (19 pontos; 7 ressaltos). Na formação do CAD Coimbra/Chelo, destacam-se as prestações de Oyanaisy Gelis (22 pontos; 3 ressaltos; 1 assistência) e Leidy Ferreira (12 pontos; 10 ressaltos; 3 assistências).

Local: Pavilhão Municipal Luís Carvalho, Barreiro

Data: 13 de outubro de 2018                      Hora: 15h15