CAD conquista importante vitória no Fundão

13 de janeiro de 2019 - 20:30

Depois de ter sofrido uma derrota caseira com o GD Gafanha na jornada passada, a equipa do CAD Coimbra Basquete deslocou-se ao Fundão para disputar uma partida muito importante no apuramento para a segunda fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina.

Desfalcados do seu capitão Nuno Gomes, os Cadistas demostraram uma atitude extraordinária perante as dificuldades que a equipa da casa lhes criou e conseguiram manter-se na frente do marcador ao longo de toda a partida.

O CAD optou por defender zona 2/3 e não deixar a atlética equipa do Fundão acelerar o jogo, revelando-se a estratégia adequada, ao permitir um avanço de 3 pontos no marcador no final do primeiro quarto (17-20).

No segundo quarto, a estratégia do CAD passou pelo mesmo sistema defensivo. No ataque, sob a batuta do experiente base Pedro Rebelo, os Conimbricenses iam explorando as vantagens e as debilidades defensivas dos homens da casa, chegando ao intervalo a ganhar por 6 pontos (31-37), apesar de terem sido muito perdulários no momento da finalização.

No reatar da partida após o intervalo, percebeu-se a grande mais-valia que são os reforços do CAD nas posições 1 e 3/4. Pedro Rebelo controlava o jogo a seu belo prazer, ora com passes magistrais, ora com penetrações para o cesto, ora esgotando o tempo de ataque da equipa, conseguindo encontrar sempre soluções onde por vezes pareciam não existir. Neste período, apareceu também Daniel Gonçalves, defensivamente muito forte e no ataque, alimentado por Pedro Rebelo, a ser uma autêntica dor de cabeça para a equipa do Fundão. O terceiro quarto terminou com a vantagem do CAD a aumentar para 7 pontos (43-50).

Entrava-se para o último quarto, momento de todas as decisões, e o treinador do CAD voltou a entregar a liderança da sua equipa ao base Pedro Rebelo, muito bem secundado, tanto por Daniel Gonçalves, como por Alexandre Cavaleiro, que conseguiram encontrar sempre as melhores decisões no ataque. Mas foi através de uma grande solidariedade defensiva que o CAD anulou quase todos os pontos fortes da equipa do Fundão e conseguiu trazer para Coimbra uma vitória muito importante por 14 pontos (52-66), anulando a desvantagem no confronto direto que tinha da primeira volta do campeonato.

Local: Pavilhão Municipal do Fundão

Data: 12 de janeiro de 2019                        Hora: 21h00